Descubra Se Você Está Na LISTA De Bloqueios Do Bolsa Família Em Setembro




O programa social Bolsa Família tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade econômica e social das famílias de baixa renda. Nesse sentido, o Governo Federal vem realizando desde o mês de janeiro um pente-fino nas famílias inscritas no programa com o propósito de retirar as famílias que não estão cumprindo com os deveres estabelecidos e incluir novas famílias necessitadas.


Assim, no mês de setembro, novas famílias serão submetidas a este procedimento e é necessário que elas fiquem atentas às regras do programa social para que elas não tenham seu benefício cancelado.
Pente-fino no Bolsa Família

O pente-fino é um processo de extrema importância para garantir que os pagamentos estão sendo direcionados para as famílias necessitadas, removendo aquelas que realizam fraudes no benefício.

Até o presente momento, o Governo Federal realizou o cancelamento de quase 1 milhão de famílias unipessoais do programa social. Isso porque essas pessoas afirmaram morar sozinhas para receber o pagamento, mas através de um cruzamento de dados feito pelo governo, foi possível notar que elas não estavam morando sozinhas, o que configura como fraude no benefício.

Quando a família é inscrita no programa, o governo estabelece regras para as famílias cumprirem e continuarem sendo elegíveis a receberem os pagamentos, além de realizar atividades na área da saúde e educação. Dessa forma, se a família não cumpre com as medidas estabelecidas, o benefício será automaticamente cancelado, Assim, foram listadas as principais razões que causam o cancelamento de beneficiários no Bolsa Família, sendo elas:Dados desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico);
Ultrapassar o limite de renda determinado;
Falecimento do titular.
Anuncios



Por fim, se a família está cumprindo com os deveres do programa social e mesmo assim teve seu Bolsa Família cancelado de maneira injusta, seu responsável deverá comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e comprovar a elegibilidade ou fazer a atualização de dados no CadÚnico.

Postar um comentário

0 Comentários